Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tremor atinge distrito de Macucos, em Getulina/SP, pela terceira vez em menos de um mês

2 participantes

Ir para baixo

Tremor atinge distrito de Macucos, em Getulina/SP, pela terceira vez em menos de um mês Empty Tremor atinge distrito de Macucos, em Getulina/SP, pela terceira vez em menos de um mês

Mensagem por Vinícius Lucyrio Ter Set 21, 2010 10:42 am

Embora tenha durado apenas 2 segundos, duas casas sofreram rachaduras

Da Redação/ TV Tem

O tremor de terra que atingiu o distrito de Macucos na madrugada de quinta foi de pequena magnitude. O fenômeno não chegou a ser registrado pelo Instituto de Sismologia da Unesp de Rio Claro, que é o lugar mais próximo a monitorar os abalos terrestres.

Mesmo assim, os geólogos calculam que ele tenha tido no máximo 2,5 graus. É fraco para a ciência, mas aterrorizante para quem sentiu o chão balançar. E essa não foi a primeira vez.

Tremor atinge distrito de Macucos, em Getulina/SP, pela terceira vez em menos de um mês Rachadura_na_quina
Duas casas sofreram rachaduras mais profundas

Sebastiana da Silva se assustou com as pequenas rachaduras que apareceram em diversas partes da casa depois do último tremor. Ela estava dormindo quando tudo começou a balançar.

"De repente eu senti assim a sensação que eu tava sonhando, sabe? Eu senti a cama trepidando, os pezinhos batendo. Eu sentei na cama sem saber se eu tava sonhando ou se era real", conta.

Esta já é a terceira vez em apenas um mês que a pacata Macucos é sacudida por um terremoto. Trincas nas paredes apareceram em diversas casas do distrito de 1400 habitantes. O assunto na cidade não tem sido outro.

Os moradores contaram que primeiro ouviram um estrondo forte, como se fosse um trovão. Depois veio o tremor de terra que durou cerca de dois segundos.

Tremor atinge distrito de Macucos, em Getulina/SP, pela terceira vez em menos de um mês Rachadura_aumentou_com_o_abalo
Algumas rachaduras já existentes aumentaram com o abalo

A casa onde Vera Lúcia mora com o marido e os filhos também foi afetada. "O barulho é grande, vem tipo de uma explosão, você parece que está explodindo uma rocha. Põe aquela dinamite parece que está destruindo. E vem aquele barulhão e começa a tremedeira na casa. Aí foi que a casa começou a tremer e eu falei: levanta Edson que a casa está caindo", lembra a moradora.

O abalo mais forte, registrado no dia 21 de agosto, durou cinco segundos. Daquela vez, uma casa teve que ser interditada e os moradores retirados. Sebastiana Fernandes não gosta nem de lembrar o que sentiu e torce para que a região não volte a sentir novos tremores.

"É horrível a sensação que a gente sente de medo, pavor, sei lá. De cair a casa por cima. A gente pensa no povo, na família, nas crianças. Eu achei uma sensação horrível".

De acordo com o Instituto de Sismologia da Unesp de São Carlos, o tremor em macucos foi provocado por acomodações de terra em camadas a pouca profundidade da nossa superfície.

Isso costuma acontecer quando há grande variação de clima. No caso, um ano com grande estiagem, como vem sendo o de 2010, depois de um bastante chuvoso, como foi o ano passado. O subsolo fica seco, com rachaduras, e as acomodações podem ocorrer a qualquer momento.


Fonte: TV TEM - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Vinícius Lucyrio
Vinícius Lucyrio
Administrador

Mensagens : 587
Data de inscrição : 17/08/2010
Idade : 31
Localização : Matão, SP

https://meteobrasil.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Tremor atinge distrito de Macucos, em Getulina/SP, pela terceira vez em menos de um mês Empty Re: Tremor atinge distrito de Macucos, em Getulina/SP, pela terceira vez em menos de um mês

Mensagem por Zeca Qua Set 26, 2012 5:16 pm

2012...
Zeca
Zeca

Mensagens : 1337
Data de inscrição : 18/08/2010
Localização : Santa Maria - RS - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos